Início

sábado, 19 de maio de 2012

9º Aniversário de Dedicação da Igreja Catedral de N.Srª Das Dores

Porque vós sois a nossa santa padroeira
A vida inteira aqui desta Catedral
Encheis de vida e de fé esta cidade
nossa senhora ,virgem mãe da soledade”.

Hoje é aniversário de dedicação de Nossa Igreja Catedral de Nossa Senhora Das Dores  a igreja mãe da Arquidiocese de Teresina .A catedral de Teresina Completa hoje 9 Anos de dedicação Será celebrada uma missa em ação de graças as 17:00 na Igreja Catedral e as 18:00 será celebrada a missa de cinzas como de costume todo ano logo depois do carnaval dando inicio a quaresma que antecedem os dias da páscoa.

 
Origem da Arquidiocese de Teresina

A Igreja do Estado do Piauí dependeu diretamente da Arquidiocese de São Luís do Maranhão por muitos e muitos anos. No ano de 1901, o Papa Leão XIII erigiu a Diocese do Piauí, separando-a da Diocese de São Luís do Maranhão, e constituindo como Catedral a Igreja de Nossa Senhora das Dores. Seguem trechos dos 3 documentos relativos a isso.

Por nossa própria vontade e pleno conhecimento, e pela plenitude do poder Apostólico, elevamos e constituímos, com a autoridade apostólica, a cidade chamada Teresina, que é a capital e a principal de toda a região do chamado estado civil do Piauí, ao grau de cidade episcopal. E assim fruirá de todos e cada um dos direitos, honras e prerrogativas de que fruem, aproveitam e gozam as outras cidades distintas por uma sé episcopal na República do Brasil. Ademais, elevamos e erigimos à dignidade e estado de catedral a Igreja paroquial dedicada em honra de Nossa Senhora das Dores, existente na mesma cidade de Teresina, para que também, mantida a invocação original, frua de todos os direitos, privilégios e honras de que gozam as outras igrejas catedrais na República do Brasil. E instituímos e erigimos com a mesma autoridade e para sempre a sé, a cátedra e a dignidade episcopais para um Bispo que será o Bispo do Piauí, que presida no Senhor esta igreja, cidade e diocese, bem como o seu clero e o seu povo.

(Leão XIII, Supremum catholicam Ecclesiam, 20/02/1901)
 A Igreja de Nossa Senhora das Dores foi o segundo templo da cidade, tendo sua pedra fundamental sido lançada em 25 de março de 1865; sendo fundada em 1867 e inaugurada, após uma reconstrução, em 1871. Iniciada como uma capela, pelo Pe. Manoel Mamede, foi ampliada posteriormente por Dom Severino Vieira de Melo, o primeiro arcebispo, cujo corpo está enterrado no presbitério.
Foi elevada a Catedral em 1901, com a ereção da Diocese do Piauí.
Sua Dedicação foi realizada por Dom Celso José Pinto da Silva, quando Arcebispo, em 20 de fevereiro de 2003.

 
Matheus Nunes- Coordenador Coroinhas Igreja Catedral Metropolitana

Nenhum comentário:

Postar um comentário